» » » 8 Chás para Gripe e Dor de Garganta Milagrosos!

8 Chás para Gripe e Dor de Garganta Milagrosos!

Um chá para gripe e dor de garganta ajuda a combater a infecção e seus sintomas com rapidez de forma natural, como o chá de gengibre com canela e limão, o chá verde e o chá da flor de sabugueiro. Além da famosa combinação de repouso e hidratação, os chás para gripe e dor de garganta dão aquele gás para que consigamos fazer nossas atividades, além de permitir uma melhora rápida! Confira a lista abaixo e consulte o seu médico antes de consumi-los!

Chá de gengibre, canela e limão

O chá de gengibre, canela e limão é perfeito para tratar os sintomas da gripe e combater a dor de garganta. Ele tem efeito antisséptico, anti-inflamatório, descongestionante e purificador.

Os ingredientes necessários para o seu preparo são:

  • 400 ml de água;
  • 1 colher de café de gengibre fresco ralado;
  • Cravinho em grão;
  • 4 raspas e algumas gotas de limão;
  • 1 pauzinho de canela;
  • Algumas sementes de cardamomo (opcional).

Modo de preparo:

  1. Aqueça a água no fogão e desligue o fogo um pouco antes de levantar fervura;
  2. Adicione o gengibre, o cravinho, a canela e as raspas de limão;
  3. Abafe o recipiente e deixe descansar por 5 minutos, depois acrescente umas gotas de limão;
  4. Coe e tome, adoçado com mel se preferir.

Tome 1 xícara várias vezes ao dia e ao se deitar.

Chá verde

O chá verde não serve apenas para emagrecer, mas também ajuda o sistema imunológico a combater a gripe, acabando mais rapidamente com a infecção, além de reduzir os seus sintomas. O chá verde pode ser comprado no supermercado em forma de sachês.

Chá de flor de sabugueiro

Esse chá tem sido usado há anos no combate a diversas infecções respiratórias, dentre elas a gripe comum. Ele possui a capacidade de reduzir a inflamação, a congestão nasal e a quantidade de secreção produzida durante a gripe e que incomodam bastante.

Para fazer o chá é preciso 1 colher de sopa de flores secas de sabugueiro e 1 xícara de água. Basta colocar as flores secas de sabugueiro em uma xícara e cobrir com água fervente, abafar o recipiente por 10 minutos, coar e tomar. Recomenda-se ingerir três xícaras do chá por dia.

Os frutos da flor de sabugueiro não devem ser ingeridos, pois são tóxicos. Gestantes e mulheres que estão amamentando também não devem consumir o chá.

Chá de equinácea

A equinácea também é uma erva utilizada como remédio para a gripe há gerações. Ela possui como principal efeito o fortalecimento da imunidade, ajudando a combater a infecção e seus sintomas, reduzindo o tempo da gripe. O chá deve ser tomado regularmente, tão logo os sintomas começarem a aparecer, para que o efeito seja potencializado.

Para fazer o chá você deve colocar 1 colher de chá da raiz ou das folhas de equinácea em 1 xícara de água fervente, tampar e deixar descansar por 10 minutos. Coe e beba. A dose recomendada é de 2 xícaras ao dia.

Chá de raiz de alcaçuz

O chá de raiz de alcaçuz é especialmente indicado nos casos de gripe associada a dor de garganta, por suas propriedades conhecidamente anti-inflamatórias, o que ajuda a reduzir a inflamação, a dor e o inchaço da garganta. Além disso, ele ajuda na expectoração de secreções.

Para fazer o chá coloque um litro e meio de água no fogo, desligue o fogo e adicione duas colheres de sopa de raízes de alcaçuz. Tampe por 10 minutos, coe e beba. Se preferir, adoce com mel.

Chá de eucalipto

O chá de eucalipto e ótimo para tratar a dor de garganta e para descongestionar o nariz. A receita é simples: coloque 1 litro de água para ferver, desligue o fogo e acrescente 10 folhas de eucalipto. Espere amornar e então inale o vapor do chá por 15 minutos, 2 vezes ao dia.

Chá de hortelã com mel

O chá de hortelã com mel tem efeito antibacteriano e anti-inflamatório. Ele age, principalmente, aliviando a dor de garganta.

Para fazer o chá adicione 1 punhado de folhas de hortelã em 200 ml de água e deixe ferver até que o volume se reduza à metade. Depois coe, adicione 1 colher de mel e beba enquanto ainda estiver morno. Beba meio copo, 2 ou 3 vezes ao dia, por alguns dias.

Chá de gengibre

O chá de gengibre é bactericida e pode aliviar a dor de garganta causada por inflamações. Seu preparo é simples: coloque 1 cm de gengibre para ferver em 200 ml de água por alguns minutos, depois abafe o recipiente por 10 minutos, coe e tome. Tome 1 xícara 3 vezes ao dia. ')}

Atualizado em: 16/09/2019 na categoria: Garganta, Remédios Caseiros