A dor atrás do joelho pode surgir ao esticar, agachar ou dobrar e suas causas possíveis são tendinite, cisto de Baker e lesão no menisco. A dor na perna atrás do joelho afeta com frequência praticantes de corrida e seu tratamento dependerá da causa, incluindo o uso de anti-inflamatórios, analgésicos, repouso, fisioterapia ou cirurgia.
Pode te interessar:
O que Causa a Dor Atrás do Joelho?
A dor na perna atrás do joelho especificamente possui algumas causas possíveis, como:
-
Tendinite e Joelho de Saltador
A tendinite é a inflamação do tendão. A tendinite dos isquiotibiais (músculos que compõem a parte de trás da perna) pode causar dor ao atrás do joelho ao dobrar e rigidez repentina no início da corrida ou de outra atividade física.
Há também a tendinite patelar, também chamada de ‘joelho saltador’. Ela afeta o tendão que liga a patela (osso do joelho) à tíbia (um osso da perna), e é causada por esforço intenso
O que fazer?
O tratamento da tendinite é feito com fisioterapia, repouso, aplicação de compressas de gelo, analgésicos e anti-inflamatórios, como:
- Cetoprofeno;
- Naproxeno;
- Diclofenaco;
- Acheflan;
- Profenid.
Um exercício eficaz para a tendinite dos isquiotibiais que causa dor atrás do joelho é o seguinte:
- Deite-se com as costas para baixo e envolva os dois joelhos com laço de banda resistência;
- Em seguida, abra as pernas forçando a banda de resistência;
- Faça três séries com 25 repetições cada uma.
-
Cisto de Baker
O Cisto de Baker é um caroço que se forma devido à acumulação de fluido atrás do joelho causada pelo atrito excessivo das cartilagens do joelho. Ele pode ser sentido ao dobrar e esticar a perna e causa inchaço e dor durante o movimento.
O que fazer?
Em alguns casos apenas a terapia manual e técnicas de massagens são suficientes para extravasar o líquido e diminuir a dor na perna atrás do joelho. O Cisto de Baker pode ser tratado com repouso, fisioterapia, ou através de injeções para extrair o fluido acumulado.
-
Lesão no Menisco
Além da dor atrás do joelho, a lesão no menisco causa também o acúmulo de água na região. A dor piora durante as atividades comuns do dia a dia, como agachar e subir e descer escadas.
Os meniscos são estruturas de fibrocartilagem localizadas no centro do joelho que servem para amortecer impactos, dentre outras funções. Uma lesão no menisco é causada, geralmente, por algum trauma, pancada ou torção durante a prática de algum exercício ou pela degeneração devido à idade (em pessoas acima dos 40 anos). O diagnóstico da condição é feito através de testes ou ressonância magnética.
O que fazer?
Quando a lesão no menisco é pequena, o tratamento é simples e envolve a aplicação de compressas de gelo, uso de analgésicos, como Paracetamol e pomadas anti-inflamatórias prescritas pelo médico, como Voltaren. O repouso também é necessário.
Nos casos mais graves de lesão no menisco a cirurgia artroscópica é recomendada. O tratamento é continuado com fisioterapia por mais 1 ou 2 meses até a recuperação completa do joelho.
O que causa a dor no nervo atrás do joelho?
A dor no nervo atrás do joelho é causada pela compressão no nervo ciático, que causa dor em um lado do corpo desde a coluna lombar até a ponta dos dedos do pé, passando por trás da perna.
A dor no nervo ciático pode ser tratada com anti-inflamatórios, como Flanax, Dexa-Citoneurin (uma injeção de corticoide para dor e inflamação nos nervos), relaxantes musculares, analgésicos ou mesmo analgésicos narcóticos, como Paco e Tramal, em casos de dor intensa ou crônica no nervo ciático. ')}
Atualizado em: 16/09/2019 na categoria: Articulações