» » Sensibilidade nos Dentes – Remédio para Dentes Sensíveis

Sensibilidade nos Dentes – Remédio para Dentes Sensíveis

A sensibilidade nos dentes pode acontecer devido à erosão do esmalte ou retração da gengiva, que expõem suas terminações nervosas. Em caso de dentes sensíveis, os melhores remédios para aliviar são as massagens com óleo de cravo e canela, compressas de gelo e chá de sálvia. O chá de equinácea e bochechos com folhas de batata também podem ser eficazes.

Quando algum alimento doce, muito quente ou muito frio entra em contato com as terminações nervosas expostas de algum dente há uma mudança de pressão no local e o fluido onde ficam essas terminações se movimenta, o que ocasiona a dor. É possível reverter esse quadro utilizando remédios caseiros eficazes e seguindo dicas importantes quanto à higiene bucal. Confira aqui!

Como diminuir a sensibilidade nos dentes

Chá de equinácea

O chá de equinácea é anti-inflamatório e antisséptico e ajuda a combater a placa bacteriana que pode estar causando a sensibilidade nos dentes. Deve-se beber 3 xícaras por dia.

A receita consiste em colocar 3 colheres de folhas de equinácea em meio litro de água fervente, tampar o recipiente e deixar amornar por 15 minutos. Coe quando for tomar e, se preferir, adicione meia colher de chá de vitamina C em pó.

Óleo de cravo

O óleo de cravo-da-índia atua como analgésico e antisséptico e é um dos melhores remédios caseiros para aliviar dores. Você deve aplicar uma pequena quantidade do óleo somente nos dentes afetados. Outra alternativa é mastigar um cravo-da-índia.

Óleo de canela

Massageie os dentes com um pouco do óleo de canela que, dentre outras propriedades, é analgésico, anti-inflamatório e antisséptico.

Vitamina C em pó

Dilua o pó em um copo de água e faça bochechos várias vezes ao dia para fortalecer os dentes.

Óleo de mostarda e sal

Massageie os dentes com a mistura de ambos. O óleo de mostarda, quando misturado ao sal, possui as suas propriedades anti-inflamatórias e analgésicas aumentadas.

O tratamento com outros chás cujas propriedades ajudam a diminuir a inflamação e a dor no local também pode funcionar! São eles:

  • Chá de tomilho – Beba de manhã e à noite
  • Chá de sálvia – Beba várias vezes ao dia;
  • Chá de folha de batata doce – Faça bochechos com um pouco do chá várias vezes ao dia.

Como curar os dentes sensíveis?

A higiene bucal é a primeira e mais importante: não adianta fazer os tratamentos caseiros para dentes sensíveis e não escovar os dentes diariamente, no mínimo 3 vezes ao dia após as principais refeições, e passar também o fio dental.

Caso isso não seja levado a sério, sua gengiva pode se retrair (ir mais para trás), causando inflamação (gengivite) e, consequentemente, a dor por dentes sensíveis.

Outra dica importante é fazer uso de cremes dentais dessensibilizantes que possuem, em suas fórmulas, compostos específicos que ajudam a bloquear a transmissão do estímulo na superfície do dente para os nervos das células no interior deles, que estão temporariamente expostos.

Não escove com força, mas com jeito, pois até a força em excesso durante a escovação pode desgastar o esmalte dos dentes e deixá-los mais sensíveis.

Enquanto o problema durar, evite beber água gelada ou qualquer outro alimento e bebida mais frios ou quentes demais, assim como alimentos ácidos, como o limão. 

Atualizado em: 24/10/2021 na categoria: Dente