» » » Dor Muscular: 12 Remédios Caseiros Para Dor no Corpo Inteiro

Dor Muscular: 12 Remédios Caseiros Para Dor no Corpo Inteiro

Tandene e Torsilax são ótimos remédios relaxantes musculares e anti-inflamatórios para dor muscular. Os remédios caseiros para dor muscular incluem ainda o chá de gengibre e cúrcuma, massagens com pimenta caiena, arnica e eucalipto, além de compressas frias e quentes.

Remédios Caseiros Para Dor Muscular no Corpo Inteiro

Banho Quente

Se você está sentindo dores musculares generalizadas pelo corpo inteiro, uma ótima opção é tomar um banho quente por 20 minutos para relaxar toda a musculatura corporal.

Durante o banho você pode aproveitar para fazer massagens com o óleo de eucalipto ou de cravo, por exemplo, que contêm propriedades anti-inflamatórias.

Banho Frio e Quente

Outra opção é tomar primeiro um banho frio (o mais gelado que você conseguir) e depois um banho quente imediatamente, por 20 minutos. Você também pode fazer as massagens com os óleos essenciais nesse processo.

O banho frio vai desinflamar o local e anestesiar a dor. O banho quente vai estimular a circulação sanguínea e promover o total relaxamento muscular.

Suco de Cereja, de Melão e Vinagre de Maçã

  • Suco de cereja –  Beba 2 vezes durante o dia;
  • Suco de melão – Beba 2 vezes durante o dia;
  • Vinagre de maçã – Misture com água e beba várias vezes durante o dia.

Contêm antioxidantes e propriedades anti-inflamatórias que auxiliam no processo de recuperação muscular.

Chás

Os melhores chás para combater a dor muscular são os chás de cúrcuma com gengibre, de folhas de louro, de alho.

Para fazer o chá de alho, basta colocar 1 dente de alho amassado em 1 xícara de água fervente, abafar e esperar 10 minutos. Retire o alho, adoce com 1 colher de mel e beba a cada 8 horas.

Para o chá de folhas de louro adicione 3 folhas em 1 xícara de água fervente, repetindo o mesmo procedimento. Você pode tomar até 3 vezes por dia.

O chá de cúrcuma com gengibre é feito da seguinte maneira: ferva 2 xícaras de água, acrescente 1 colher de gengibre ralado e deixe fervendo por 10 minutos. Desligue o fogo, esprema o suco de 1 limão e coloque 1 pitada de cúrcuma em pó, abafe a panela por mais 10 minutos, coe o chá e beba quando esfriar, a cada 12 horas.

Remédios Caseiros para Dor Muscular nas Pernas

Compressas Frias e Quentes

As dores musculares na pernas podem ser combatidas com compressas frias e quentes, alternadamente. Primeiro estire as pernas e coloque alguns sacos de gelo sobre ela por alguns minutos. Depois estenda sobre as pernas toalhas mergulhadas em água quente.

Faça o procedimento durante 30 minutos, 3 vezes ao dia.

O gelo desinflama o local e age como um anestésico, enquanto a água quente promove a circulação sanguínea, o relaxamento e, consequentemente, o alívio da dor.

Massagem com Óleos Essenciais e Ingredientes Naturais

Você pode fazer massagens locais com alguns óleos anti-inflamatórios e que promovem a circulação local, como o de pimenta caiena, o óleo de cravo, de eucalipto, de arnica e de lavanda. A baba de aloe vera (babosa) também pode ser utilizada.

Compressa de Folhas de Alecrim e Louro

Faça uma infusão utilizando 1 litro de água, 1 pacotinho de folhas de louro e 3 colheres de sopa de folhas de alecrim. Mergulhe um pano limpo na solução e aplique na região dolorida, deixando agir até que esfrie. Você pode aplicar essa compressa até 3 vezes ao dia.

Compressa com Chá de Camomila

Faça o chá de camomila e aplique nas pernas com algumas gazes estiradas. Deixe agir até que esfrie.

Remédios Para Dor Muscular

Relaxantes Musculares

Anti-inflamatórios

Atualizado em: 24/10/2021 na categoria: Muscular, Remédios Caseiros