» » Dor na Bexiga – 30 Chás e Melhores Remédios

Dor na Bexiga – 30 Chás e Melhores Remédios

Os melhores chás para aliviar a dor na bexiga são os chás de alfazema e de folhas de abacate. Os remédios caseiros para dor na bexiga causada por infecções são os chás de aroeira e de salsa. A dor na bexiga também pode ser aliviada com compressas mornas, analgésicos, anti-inflamatórios e antibióticos, a depender do problema.

Chás para Dor na Bexiga

Os principais chás para dor na bexiga incluem:

  • Chá de Alfazema

Beba 1 xícara a cada 8 horas. Para fazer o chá você vai precisar de 2 colheres de folhas de alfazema e 1 litro de água. Coloque as folhas em um recipiente, jogue a água fervente por cima, tampe por 10 minutos, coe e beba.

O chá das folhas da alfazema atua como analgésico, anti-inflamatório e antiespasmódico, contribuindo para o alívio da dor.

  • Chá de Folha de Abacateiro

Beba 3 vezes ao dia. As folhas de abacate também contêm propriedades analgésicas. Para fazer o chá você deve ferver, por 3 minutos, 10 folhas de abacate em um litro de água. Depois tampe a panela, deixe o chá descansando por 10 minutos, coe e beba adoçado com mel, açúcar mascavo ou o adoçante da sua preferência.

  • Chá de Cabelo de Milho

Beba 200 ml do chá a cada 6 horas. O chá de cabelo de milho é ideal para auxiliar o combate à infecção urinária e às dores na bexiga, pois desintoxica o organismo e limpa o sangue. Para fazer o chá, use o cabelo de milho já lavado e seco ao sol. Coloque-os numa xícara e cubra com 200 ml de água fervente. Tampe e deixe descansar por 10 minutos, em seguida coe e beba.

  • Chá de Aroeira

As cascas de aroeira são anti-inflamatórias e diuréticas, indicadas para tratar os diferentes tipos de infecção urinária, inclusive a da bexiga (cistite). Adicione 1 litro de água fervente a 100 gramas do pó das cascas da aroeira, tampe e deixe descansar por 10 minutos. Coe e, após esfriar, tome 1 copo a cada 4 horas.

  • Chá de Salsa

Por ser altamente diurética, a salsa é indicada para eliminar os líquidos em excesso do corpo e combater a infecção urinária que causa a dor na bexiga. Você pode tomar até 1 copo a cada 3 horas. Mulheres grávidas não devem tomá-lo. Ferva 2 colheres de chá de salsa em 500 ml de água, desligue o fogo e deixe a panela tampada por 10 minutos, até amornar.

Pode te interessar:

  1. Remédio para Dor nos Rins
  2. Chá para Dor nos Rins

Remédios Caseiros Para Dor Na Bexiga

Os melhores remédios caseiros para curar a dor na bexiga são as compressas mornas e a aplicação de papa de argila misturada com água sobre o abdômen, além do banho de assento com chá de camomila.

Aposte também em alimentos que combatem a infecção, a inflamação e a dor porque fortalecem o organismo e facilitam a eliminação de líquidos e a desintoxicação do corpo:

  • Cenoura, melão e berinjela – coma esses alimentos diariamente;
  • Suco de pepino – beba um copo diariamente;
  • Suco de abóbora – bata as sementes de abóbora com água no liquidificador, coe e tome uma colher a cada uma hora.

Remédio para Dor na Bexiga na Gravidez

Os principais motivos causadores da dor na bexiga na gravidez são a infecção urinária recorrente – que fica indo e voltando, além da compressão da bexiga pelo útero no final da gravidez, o que causa bastante incômodo.

A infecção urinária na gravidez é tratada com antibióticos prescritos pelo médico que poderá pedir uma urocultura para verificar qual é a bactéria causadora da infecção. Os remédios mais prescritos para esses casos são Monuril, Ciprofloxacino e Nitrofen.

Para aliviar as dores e o incômodo na bexiga causados pela sua compressão, a gestante poderá aplicar compressas de água morna no local.

Remédio para Dor na Bexiga em Homens

Embora incomum, a infecção urinária pode afetar os homens e é tratada com antibióticos prescritos pelo médico.

Os chás e remédios caseiros com propriedades diuréticas e anti-inflamatórias, tais como suco de pepino, chá de cabelo de milho, chá de aroeira e chá de salsa podem ser tomados para que juntos facilitem a expulsão das bactérias causadoras da infecção e também aliviem a dor.

Síndrome da Bexiga Dolorosa – Como Tratar?

A síndrome da bexiga dolorosa pode ser tratada com medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios, como Ibuprofeno, Paracetamol, Dipirona e Nimesulida, assim com os remédios e chás caseiros que contêm essas propriedades, como o chá de alfazema e o chá das folhas de abacate.

A síndrome da bexiga dolorosa é frequentemente confundida com a infecção urinária, mas trata-se de uma inflamação crônica da bexiga que causa dor e fica indo e voltando. O estresse, a ansiedade e certas substâncias estimulantes, como a cafeína, podem desencadear as crises.

Medicamentos Para Dor Na Bexiga

Anti-inflamatórios

Os anti-inflamatórios podem ser usados para tratar a síndrome da bexiga dolorosa e outros casos em que o problema não está ligado às infecções bacterianas:

  • Naproxeno sódico;
  • Flanax;
  • Cetoprofeno;
  • Nimesulida;
  • Diclofenaco.

Antibióticos

Os antibióticos só podem ser prescritos pelo médico e só são utilizados caso haja confirmação de cistite (infecção urinária na bexiga):

Causas Mais Comuns da Dor Na Bexiga

  • Bexiga cheia;
  • Infecção urinária;
  • Síndrome da bexiga dolorosa;
  • Inflamações causadas por uso de certos medicamentos quimioterápicos, pela endometriose (quando o tecido do útero invade a bexiga), pelo uso de sonda ou por fatores autoimunes;
  • Bexiga neurogênica – o paciente tem dificuldade em controlar os movimentos da bexiga, como segurar a urina, por exemplo;
  • Herpes genital;
  • Doença inflamatória pélvica;
  • Pedra nos rins;
  • Endometriose;
  • Câncer na bexiga, nos testículos, ovários e rins.

')}

Atualizado em: 16/09/2019 na categoria: Trato Urinário