Cardizem, Propranolol e Nifedipina são remédios para angina que aliviam a dor no peito e a dor no tórax. As dores e pontadas no peito podem ser tratadas com remédios anti-inflamatórios, relaxantes musculares e antigases, a depender de sua causa. Remédios caseiros para dor no peito incluem massagens com pimenta caiena, ingestão de óleo de linhaça e compressas quentes.
Remédios para Angina – Dor no Peito
A angina pode ser instável – sentida mesmo quando o paciente está em repouso, ou estável – sentida em momentos previsíveis, como após a realização de exercícios físicos.
Cardizem é um remédio especialmente indicado para tratar a angina estável e instável, a dor no peito sem causa específica e a dor no peito crônica.
Os betabloqueadores, como Propranolol e Atenolol, desaceleram o ritmo do coração e diminuem a pressão arterial.
Os bloqueadores do canal de cálcio, como Nifedipina e Amlodipina, relaxam os vasos sanguíneos e promovem uma melhora na circulação local, aliviando a dor no peito.
Os anticoagulantes, como Heparina, Varfarina e Xarelto, previnem a formação de coágulos e dissolvem coágulos existentes, melhorando a circulação local.
Outros anti-hipertensivos também podem ser usados no tratamento da angina, como Losartana Potássica (Aradois), Valsartana, Cilazapril e Captopril (Capoten e Captomed). Outros medicamentos utilizados para tratar a pressão alta são diuréticos, como a Hidroclorotiazida e a Clortalidona.
Esses medicamentos são utilizados em conjunto para tratar a angina e devem ser prescritos pelo médico.
Remédios para Dor no Tórax
A dor no tórax pode surgir de repente, ao respirar fundo ou ser provocada pela angina e por problemas respiratórios. A ingestão excessiva de alimentos e exercícios físicos que trabalham a musculatura da região também podem causar a dor.
Se estiver ligada à angina, a dor no tórax pode ser tratada com Cardizem.
Os remédios caseiros e alimentos que combatem a dor no tórax são:
- Pimenta caiena e pimenta vermelha: melhoram a circulação sanguínea, a digestão, além de aliviar a dor no peito. Inclua em sua alimentação ou invista em produtos para massagens feitos à base de pimenta caiena;
- Óleo de linhaça: contém propriedades ideais para tratar doenças do sistema cardíaco, incluindo a angina e a pressão alta;
- Soja: a ingestão de 40 a 60 mg de soja diariamente diminui a angina;
- Alho e cebola: são antioxidantes potentes, fortalecem o organismo além de reduzirem o fluxo sanguíneo nas artérias e impedirem as crises de dor;
- Compressas mornas no peito: ativam a circulação local, diminuindo a sensação de peso e pressão;
- Xarope de couve: faça primeiro um suco de couve e depois cozinhe juntamente com mel, deixando ferver até criar uma consistência de xarope. Tome 6 colheres ao dia.
Chás que Combatem a Dor no Peito/Tórax
Faça os chás em infusão: primeiro ferva a água, depois desligue o fogo e adicione a erva, tampando o recipiente e esperando 10 minutos para coar e beber.
Chá de Cavalinha
- 20 g de folhas de cavalinha;
- 1 litro de água.
Consuma de 4 a 5 vezes ao dia.
Chá de Erva-cidreira e Laranjeira
- 15 g de folhas de erva-cidreira;
- 15 g de folhas de laranjeira;
- 1 litro de água.
Tome 4 xícaras ao dia.
Chá de Alecrim
- 20 g de folhas de alecrim;
- 1 litro de água.
Tome 3 xícaras ao dia.
Chá de Alface
- 60 g de talos amassados de alface;
- 1 litro de água.
Tome 4 xícaras ao dia.
Remédios para Dor no Peito ao Respirar
Pode ser de origem muscular, principalmente se ela aumenta quando o paciente respira. Nesse caso, tomar um anti-inflamatório associado a um relaxante muscular resolve o problema, como Tandane, Tandrilax e Torsilax.
Remédios para Dor no Peito em Forma de Pontadas
O excesso de gases no organismo costuma causar frequentemente as pontadas no peito. Em alguns casos a dor é tão forte que o paciente precisa ir ao hospital tomar medicamentos diretamente na veia.
Se a dor é tolerável, basta tomar um antigases, como Luftal, Simeticona e Dimeticona.
Esse tipo de dor também pode ser sinal de pericardite, uma inflamação da membrana que reveste o coração e que provoca outros sintomas, como febre, nariz entupido e dores generalizadas. Nesse caso, procure um médico imediatamente.
Pacientes que sofrem de pressão alta são mais suscetíveis a esse tipo de dor e devem estar sempre sob tratamento e acompanhamento médico, inclusive se sofrem de angina instável.
Causas Possíveis da Dor no Peito
- Tensão muscular;
- Infarto;
- Doença coronariana;
- Asma;
- Espasmo muscular;
- Gases;
- Hipertensão (pressão alta);
- Fratura na costela;
- Crises de ansiedade;
- Dissecção Aórtica (quando a maior artéria do corpo se rompe);
- Angina (quando o sangue é impedido de levar oxigênio ao coração, mas não causa danos graves);
- Telhas (um vírus que causa dor no peito e bolhas vermelhas no corpo);
- Pericardite (inflamação na membrana que protege o coração);
- Embolia Pulmonar (quando alguma artéria no pulmão entope);
- Pleurisia (quando a membrana que reveste os pulmões e o peito inflama);
- Ataques de pânico (medo em excesso).
Atualizado em: 24/10/2021 na categoria: Muscular