» » » Remédio Caseiro para Dor de Garganta – 9 Melhores

Remédio Caseiro para Dor de Garganta – 9 Melhores

Utilizar um bom remédio caseiro para dor de garganta pode ser o suficiente para aliviar o sintoma incômodo. A dor de garganta causada por garganta inflamada, garganta seca, infecções e outras condições pode ser tratada com remédios caseiros como:

  • Chá de eucalipto;
  • Chá de hortelã com mel;
  • Suco de abacaxi com mel;
  • Chá de canela com mel;
  • Chá de gengibre;
  • Suco de mel com pepino;
  • Vinagre de maçã com mel;
  • Alho;
  • Suco de limão com mel e sal.

Confira como preparar cada remédio caseiro para dor de garganta e se livre logo do problema! Só não esqueça de consultar o médico para investigar o que está causando esse sintoma, pois pode ser uma infecção bacteriana ou algum quadro que necessite de tratamento medicamentoso.

Chá de eucalipto

Para fazer o chá de eucalipto coloque 1 litro de água para ferver, desligue o fogo e acrescente 10 folhas de eucalipto. Espere amornar e então inale o vapor do chá por 15 minutos, 2 vezes ao dia. Isso ajudará a limpar e hidratar a garganta, contribuindo para o alívio da dor.

Chá de hortelã com mel

Adicione 1 punhado de hortelã em 1 copo de água quente e deixe ferver até que o volume se reduza à metade. Coe a mistura, adicione 1 colher de mel e beba devagar quando estiver morna. Repita esse procedimento 2 ou 3 vezes ao dia por alguns dias.

A hortelã tem efeito antibacteriano e anti-inflamatório, aliviando os sintomas e tratando a dor de garganta causada pela inflamação aos poucos.

Suco de abacaxi com mel

Você pode gargarejar ou tomar o suco de abacaxi com mel a gosto, no mínimo, 3 vezes ao dia. Nesse caso, o mel age como anti-inflamatório, enquanto o abacaxi ajuda no combate aos micro-organismos causadores de infecções.

O abacaxi é uma fruta cítrica, rica em vitamina C que estimula o sistema imunológico e também funciona como anti-inflamatório.

Chá de canela com mel

Adicione 1 colher de chá de canela em pó e 2 colheres de chá de mel em 1 copo de água morna e beba. Faça isso 2 ou 3 vezes ao dia por 1 semana.

A canela age matando as bactérias e fungos que causam a inflamação na garganta, pois possui ação antisséptica, enquanto o mel age como anti-inflamatório, diminuindo o inchaço.

Chá de gengibre

O chá de gengibre é bactericida e pode aliviar a dor de garganta causada por inflamações. Seu preparo é simples: coloque 1 cm de gengibre para ferver na medida de 1 xícara de água por alguns minutos, depois reserve por 10 minutos, coe e tome. A dose recomendada é de 1 xícara 3 vezes ao dia.

Suco de mel com pepino

Prepare um suco com uma fatia de pepino e mel a gosto e tome, no mínimo, 2 copos ao dia. 

O mel age como anti-inflamatório, enquanto o pepino tem vitamina C que estimula o sistema imunológico ajudando na produção das células de defesa do organismo que lutarão contra as bactérias causadoras da infecção.

Vinagre de maçã com mel

O vinagre é super ácido e isso faz dele um poderoso produto antigermes. Misture uma colher de sopa do vinagre de maçã com uma colher de sopa de mel em uma xícara de água morna, mexa e ingira tudo.

Importante: se a solução não surtir efeito, não a utilize mais, pois há germes que não são sensíveis à ação do vinagre e podem até ficar mais resistentes com o uso prolongado do mesmo!

Chupar alho

Chupe um dente de alho por dia até que a dor melhore, da seguinte forma: corte-o em cubinho pequenos e coloque-os no interior das duas bochechas, feche a boca e vá chupando o sulco que se forma.

O alho contém alicina, uma substância capaz de matar germes e bactérias causadores de infecções!

Suco de limão com mel e sal

Faça um suco de limão e adicione uma pitada de sal e mel a gosto. Beba devagar, 2 vezes por dia. O sal e o mel funcionam como anti-inflamatórios que ajudarão o corpo a combater o inchaço e a dor causada pela inflamação na garganta.

Já o limão é rico em vitamina C que faz com que o nosso sistema imunológico funcione melhor, matando as bactérias que causam a inflamação. ')}

Atualizado em: 16/09/2019 na categoria: Garganta, Remédios Caseiros