» » » Remédio Caseiro para Dor de Dente – 9 Formas de Aliviar

Remédio Caseiro para Dor de Dente – 9 Formas de Aliviar

O remédio caseiro para dor de dente é ideal para aliviar a dor imediatamente, devido às propriedades naturais anestésica, anti-inflamatória e antisséptica que possuem. Confira o que é bom para dor de dente, incluindo aplicação de alho, bochechos com água morna e sal, mastigação com cravos-da-índia, aplicação de extrato de baunilha e mais para parar a dor do siso, dor de dente furado, dor causada por canal, dentes sensíveis, inflamações e cáries.

Alho, sal, pimenta e vinagre

O uso do alho é um dos remédios caseiros mais eficazes para parar a dor de dente. Ele possui propriedades antibacterianas, analgésicas a anti-inflamatórias, assim como o sal, a pimenta e o vinagre. Há diversas alternativas de receitas para tratar a dor de dente com esses ingredientes:

  1. Esmague um dente de alho e misture com sal comum ou sal preto. Aplique diretamente no dente dolorido;
  2. Mastigue um ou dois dentes de alho, fazendo com que ele fique em contato com o dente afetado durante a mastigação;
  3. Misture um pouco de sal e pimenta e aplique no dente afetado;
  4. Faça uma pasta utilizando um alho esmagado e um pouco de sal e aplique sobre o dente dolorido;
  5. Bochechos com vinagre e sal também aliviam a dor de dente.

Cravos-da-índia

Os cravos-da-índia possuem propriedades anti-inflamatória, antibacteriana, antioxidante e ainda anestesiam o local da dor, contribuindo também com o combate da infecção. Você pode utilizá-los de duas maneiras:

  1. Triture dois cravos, misture com um pouco de óleo vegetal ou mesmo azeite e aplique sobre o dente dolorido;
  2. Ou mastigue 2 ou 3 cravos, concentrando-os no local onde está o dente dolorido.

Folhas de hortelã

As folhas de hortelã possuem efeito calmante, refrescante, antisséptica e analgésica, servindo como um ótimo remédio caseiro para aliviar a dor de dente furado e outras dores.

  • Com um pilão, triture algumas folhas de hortelã até que se forme um suco e aplique-o diretamente sobre o dente dolorido.

Cebola

A cebola ajuda a combater as bactérias causadoras de infecções bucais e ainda possui propriedade antisséptica, deixando o local totalmente limpo e livre de micro-organismos nocivos à saúde da boca e dos dentes.

  1. Basta mastigar um pedaço de cebola crua por alguns minutos quando sentir o mínimo sinal da dor;
  2. Se preferir, coloque o pedaço da cebola diretamente sobre o dente afetado e deixe agir por alguns minutos.

Água morna e sal

Esse certamente é o mais simples dos remédios caseiros para dor de dente e dentes sensíveis. É só misturar um pouco de sal em um copo de água morna e utilizar a mistura para fazer bochechos 3 vezes por dia!

Essa receita proporciona melhora do inchaço, redução da inflamação e da dor e também tem o poder de combater bactérias causadoras de infecções.

Gelo

O gelo é imbatível no alívio da dor de dente e da sensibilidade, já que age como um anestésico nas terminações nervosas responsáveis por transmitirem a sensação da dor.

  1. Envolva um cubo de gelo com um tecido fino e coloque-o sobre a bochecha, próximo ao dente dolorido, deixando agir por alguns minutos.

Extrato de baunilha

O extrato de baunilha possui efeito calmante e também pode ajudar no alívio da dor de dente. É só aplicar algumas gotas diretamente no dente afetado.

Tintura de iodo

Para anestesiar a gengiva e aliviar a dor, massageie o local afetado com um algodão embebido em tintura de iodo.

Folhas de goiabeira e espinafre

Por mais simples que pareçam, as folhas frescas de goiabeira e espinafre possuem propriedades analgésica, anti-inflamatória e antimicrobiana e funcionam como remédios caseiros completos para a dor de dente:

  1. Mastigue de uma a duas folhas de goiaba até que o suco formado por elas atinja o dente com dor;
  2. Se preferir, utilize as folhas de espinafre cruas da mesma maneira;
  3. Você também pode fazer um chá com as folhas da goiabeira e fazer bochechos 3 vezes ao dia.

Os remédios caseiros para dor de dente servem apenas como uma alternativa prática ao alívio temporário da condição. A causa da dor deve ser investigada e tratada conforme a prescrição do cirurgião-dentista. ')}

Atualizado em: 16/09/2019 na categoria: Dente, Remédios Caseiros