» » Remédio para Artrose – Tratamento

Remédio para Artrose – Tratamento

Condroflex é um ótimo remédio para artrose no joelho, coluna, mãos, pé, ombro e outros locais, à base de glicosamina e condroitina, pois restaura as cartilagens. O tratamento para artrose pode incluir diversos remédios, entre eles:

  • Artoglico Artrolive;
  • Bioflac, Artrosil, Naproxeno e Diclofenaco Colestiramina (Anti-inflamatórios);
  • Dolamin, Paracetamol e Dipirona (Analgésicos);
  • Prednisona (Corticoide);
  • Voltaren (pomada anti-inflamatória).

Leia também:

Tratamento para Artrose

A artrose não é uma doença, mas uma condição natural de desgaste das articulações, também conhecida por osteoartrite. Apesar de não ter cura, o tratamento para artrose visa diminuir a dor e a inflamação causadas por esse desgaste, além também de tentar restaurar as articulações e promover melhor qualidade de vida para o paciente.

Os remédios para artrose só devem ser tomados se forem prescritos pelo médico (reumatologista, clínico geral ou geriatra), mesmo que sejam de venda livre:

Condroflex, Artrolive e Artoglico

Condroflex e Artrolive são remédios naturais formulados à base de sulfato de glicosamina e sulfato de condroitina, enquanto Artoglico contém apenas a glicosamina. Ambas são elementos básicos da cartilagem e do líquido sinovial (líquido que envolve as cartilagens) e por isso é muito importante fazer a sua reposição para reparar esse desgaste e reforçar as articulações.

O uso contínuo desses suplementos (por mais de 3 semanas) diminui, inclusive, a necessidade do uso de remédios anti-inflamatórios e corticoides no tratamento da artrite.

Como tomá-los:

  • Condroflex: 3 cápsulas em dose única ou 1 cápsula 3 vezes ao dia. O médico determinará a duração do tratamento;
  • Artrolive: dose inicial de 1 envelope por dia. Dissolver o conteúdo em 250 ml de água em temperatura ambiente, esperar de 2 a 5 minutos, mexer com uma colher e tomar;
  • Artoglico: 1 envelope por dia preparado da mesma forma que Artrolive.

Cremes à base de glucosamina (30 mg/g) e condroitina (50mg/g) também podem ser utilizados nas articulações.

Anti-inflamatórios

Os anti-inflamatórios são utilizados para controlar a inflamação nas articulações. Alguns utilizados são:

  • Bioflac (Meloxicam)

Bioflac (meloxicam) deve ser utilizado com cautela e sob orientação médica, pois seu uso prolongado pode causar efeitos colaterais sérios, principalmente no sistema gastrintestinal.

De acordo com a bula, o paciente deve tomar Bioflac junto às refeições, com um copo de água. A dose indicada para artrose é de 1 comprimido de 7,5 mg por dia para adultos. Adolescentes de 12 a 18 anos de idade devem tomar 0,25 mg/kg. A dose máxima diária é de 15 mg.

  • Artrosil (Cetoprofeno)

A dose indicada de cetoprofeno para artrose é de 1 cápsula de 160 mg 2 vezes ao dia junto ou depois das refeições ou 1 cápsula de 320 mg ao dia em dose única junto à refeição. A duração do tratamento deverá ser determinada pelo médico.

  • Flanax (Naproxeno)

Flanax pode ser encontrado em comprimidos de 275 mg ou 550 mg. A dose recomendada é de 1 comprimido de Flanax 275 mg, 1 a 2 vezes por dia, ou 1 comprimido de Flanax 550 mg​, 1 vez por dia. A duração do tratamento deverá ser determinada pelo médico.

​Não é permitido partir ou mastigar os comprimidos.

  • Diclofenaco Colestiramina

Os comprimidos de Diclofenaco Colestiramina devem ser ingeridos com água, junto às refeições. A dose recomendada é de 1 ou 2 cápsulas por dia. Em inflamações leves e tratamento de longo prazo, basta 1 comprimido ao dia.

  • Pomada Voltaren Emulgel

Voltaren Emulgel é uma pomada anti-inflamatória à base de Diclofenaco que também pode ser utilizada para tratar a artrose. Deve-se aplicar uma quantidade suficiente para massagear a articulação afetada. O tratamento dura, geralmente, 3 semanas.

Analgésicos

Os analgésicos, como Dolamin, Paracetamol e Dipirona, são utilizados para conter a dor nas articulações. São tomados, geralmente, 3 vezes ao dia.

Há também os analgésicos narcóticos, como Tramadol, muito mais fortes, pois são derivados do ópio e agem diretamente no Sistema Nervoso Central. Eles só devem ser utilizados em casos de dores crônicas graves e quando prescritos pelo médico.

Prednisona – Corticoide

A prednisona e outros remédios corticoides são utilizados em casos de inflamação crônica. É terminantemente proibido tomar qualquer corticoide sem prescrição médica, pois há muitos efeitos colaterais com o tratamento prolongado com esse tipo de medicamento.

O tratamento para artrose também inclui a realização de exercícios físicos orientados e fisioterapia, além da mudança na dieta alimentar, que deve incluir alimentos anti-inflamatórios.

Remédio Caseiro para Artrose

O chá de salgueiro e ulmária é o melhor remédio natural para tratar a artrose no joelho, coluna, mãos, pé e outros locais. Há também outros chás com propriedades anti-inflamatórias que podem ajudar a aliviar os sintomas da condição. Confira abaixo como preparar cada um deles:

  • Chá de salgueiro e ulmária

Além de ser anti-inflamatório, o chá de salgueiro e ulmária é antirreumático e analgésico, por isso é ideal para tratar a artrose naturalmente.

Coloque a medida de 1 copo de água em uma panela, 1 colher de sopa das cascas do caule do salgueiro1 colher de sopa de ulmária. Deixe tudo ferver por 5 minutos (conte esse tempo após a mistura levantar fervura), depois tampe a panela e espere esfriar. Depois coe e beba 2 xícaras ao dia, uma pela manhã e outra pela noite.

  • Chá de garra do diabo

Ferva meio litro de água e depois adicione 5 colheres de garra do diabo. Depois abafe o recipiente e espere até esfriar, coe e tome. A dose indicada é de 3 xícaras ao dia, junto às refeições. Não é recomendado para grávidas.

  • Chá de cabelo de milho

Faça o chá com 100 g de cabelo de milho para 1 litro de água, fervendo tudo por 10 minutos. Depois coe e tome 3 xícaras ao dia.

  • Infusão de alecrim

Coloque 1 colher de chá de folhas verdes ou secas de alecrim em uma xícara e cubra com 250 ml de água fervente. Abafe o recipiente e espere 10 minutos para coar e beber. Beba entre 2 e 4 xícaras ao dia.

Quais são os sintomas de artrose?

Os sintomas de artrose incluem:

  • Dores na articulação afetada e dificuldade de locomoção;
  • Inchaço e rigidez nas articulações;
  • Ruídos (rangidos) nas articulações, maior sensibilidade e saliências ósseas no local.

O CID de artrose no joelho é o CID 10 – M17, que indica gonartrose. ')}

Atualizado em: 16/09/2019 na categoria: Articulações