» » Remédios para Dor no Corpo

Remédios para Dor no Corpo

A dor no corpo é um sintoma muito comum de viroses, como resfriados e gripes, e pode acometer qualquer pessoa, em qualquer época do ano. O remédio para dor no corpo a ser utilizado pode ser um analgésico, como Ibuprofeno ou Paracetamol, anti-inflamatório, como Nimesulida, ou mesmo um relaxante muscular, como Tandene.

Esses remédios são fácil acesso, comprados sem receita, mas mesmo assim não devem ser tomados sem a orientação do médico.

Remédio para dor no corpo e febre

Aspirina

A aspirina nada mais é do que o ácido acetilsalicílico, mais conhecido como AAS. Ele é um anti-inflamatório que ajuda na redução da dor pelo bloqueio da sensibilidade nas terminações nervosas, e da febre, pela ação inibidora na enzima chamada ciclo-oxigenase (COX).

A aspirina ajuda, ainda, na redução da febre causada por infecções comuns, através da sua ação antipirética ou antitérmica.

Tylenol

O Tylenol é, na verdade, o acetaminofeno, medicamento usado para a redução da dor e da febre. O acetaminofeno não possui ação inibidora da ciclo-oxigenase fora do cérebro, como a Aspirina, por isso não é usado como medicamento anti-inflamatório, mas sua ação no cérebro permite a redução da dor e da febre.

Esse medicamento possui apresentações específicas para uso infantil, como xaropes, e pode estar associado a medicamentos antigripais e outros medicamentos sintomáticos.

Paracetamol

O paracetamol é outro nome comercial para o medicamento acetaminofeno e possui os mesmos princípios ativos e indicações do Tylenol.

Ibuprofeno

O Ibuprofeno é outro anti-inflamatório muito comum utilizado no tratamento da febre e da dor no corpo. Sua ação principal é através da inibição da síntese de prostaglandinas no organismo, o que reduz a resposta inflamatória. Possui, ainda, ação antipirética.

O Ibuprofeno também é vendido como Advil.

Diclofenaco de Sódio

Um dos medicamentos mais usados da lista, o diclofenaco de sódio, é um remédio completo e atua na redução de dor no corpo, febre e de inflamação. A ação anti-inflamatória, analgésica e antipirética desse medicamento se dá a partir da inibição da síntese de prostaglandinas e da enzima COX-2.

Nimesulida

A nimesulida é um anti-inflamatório não esteroide mais forte, que não é muito recomendado para crianças. Sua ação se dá através da redução do nível das prostaglandinas no corpo, o que, por consequência, reduz a febre e a dor no corpo.

Importante lembrar que todos os medicamentos possuem efeitos colaterais e devem ser tomados apenas com indicação médica para ter certeza de que a indicação está correta e que ele não trará nenhum malefício. ')}

Atualizado em: 16/09/2019 na categoria: Remédios para tratar a dor